Não importa o tipo, a forma, a qualidade, o contraste e a produção, apenas importa FAZER.
Desde temas como a SIDA, Guerra Nuclear, Discriminação Sexual e Racial, Politica, Economia, Ecologia, Globalização, Subversão, Direitos Humanos...
Qualquer tema é passível de manifesto e criação de formas.
“Design = Comunicação Social quando o Design passa a desempenhar um papel secundário. Trabalha para a comunicação visual porque precisa colocar as pessoas em primeiro lugar. Deixando a mensagem funcionar, o mais simples e eficaz que lhe é possível.
Usando o vazio visual do branco e o preenchimento de contexto.
Funcionar como um meio para estabelecer novos valores ao público e à consciência do designer.
O “comunicador” acaba contribuindo com as suas capacidades por uma causa como uma demanda por aquilo que acredita e pela sua integração na sociedade como pessoa activa, como um profissional activo.
Mais que um Designer – um Cidadão.”
Ana Farinha
O Design de cartaz passa por uma tecnologia que chega à audiência de um modo fácil e numeroso.
Aqui estão alguns exemplos de cartazes de carisma social.







Para que não se diga que faltam iniciativas e agências com preocupação social estão aqui alguns links a visitar.
Organizações:
Abraço
Amnesty
AMREF
Cais
Emergency
Greenpeace
Lila
Quercus
Sol
Unicef
We
WWF
Design Social
Backspace
Creative for a Cause
Design 21
Design for the World
Designers without Borders
Good 50x70
Social design
The graphic imperative
1 comentários:
5 de junho de 2008 às 22:49
Adorei este espaço. Vou visitar regularmente. :)
Por falar em design social, devia ler o manifesto First Things First. É muito interessante.
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