Pelas ruas do Porto e pelos centros culturais e criativos, já não circula a tão conhecida Agenda do Porto. Elemento por vezes deixado ao descaso mas que deixa um rasto de peso na cultura da Invicta. Graças ao Sr. Rui Rio, presidente que deixou o Rivoli cair nas mãos da Revista Portuguesa... que todos os anos entrava mais apoio a exibições como o Fantasporto... a Agenda esfumou-se no ar.
É certo que a oferta cultural portuense é escassa mas ela existe, mesmo que fixada numa Miguel Bombarda ou Serralves, TSJ ou a simples lembrança de um CPF que outrora era mais que um edifício de porta entreaberta ou colecções de arquivo.
Para aqueles que querem mais que um passeio pelo Shopping ao fim de semana ou depois de um dia de trabalho, Emídio Gomes, administrador executivo da Área Metropolitana do Porto, ficou como director da iPorto. Trata-se de uma revista do formato da Agenda, mas que, quanto a mim, não é mais que uma tentativa fracassada de mudança.
É um documento confuso, pouco aliciante, e visualmente pobre. Enfim, MAU DESIGN!
Ao seu cargo está a empresa motiondesign., que trata do seu design e produção.
Sem querer levantar especulações... que ligação tem esta empresa à Câmara?
Parece-me oportuna a pergunta, visto que no site respectivo nem se obtém informação concreta dos trabalhos efectuados, e as suas ligações parecem ser todas ligadas a autarquias.
Das duas uma - ou se acabam as cunhas, ou se contratam bons designers editoriais.
Mas como tudo isto não passam de pensamentos de sala de estar, cada um fica com a impressão que quiser. pelo menos, temos revista.
Para ter acesso ao formato pdf., clica aqui
2 comentários:
20 de fevereiro de 2007 às 23:54
Mas a Agenda do Porto era promovida pela Câmara Municipal do Porto ou pela Área Metropolitana do Porto?
É que são coisas distintas...
Ass: Ricardo
21 de fevereiro de 2007 às 14:16
Quem estava responsável pela Agenda era a Culturporto, uma entidade financiada pela Câmara do Porto que organizava os eventos da cidade. O presidente da Câmara acabou com isto alegando prejuizo.
Agora, apenas se alargou à Área Metropolitana (amporto, localizada na Avenida dos Aliados) e com o principal apoio e responsabilidade da Câmara do Porto. Neste momento, são mais explicitos os acontecimentos culturais numa área mais abrangente como:
Arouca
Espinho
Gondomar
Maia
Matosinhos
Porto
Póvoa de Varzim
Santa Maria da Feira
Santo Tirso
S. João da Madeira
Trofa
Valongo
Vila do Conde
Vila Nova de Gaia
Enviar um comentário